Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 819

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 19:58

Diversidade

Vivemos envelhecendo. Envelhecendo, vivemos!

A realidade do envelhecimento tem sido um grande desafio nos últimos anos, observado especialmente pela minha atuação no Lar de Idosos Recanto do Sossego, em Braço do Trombudo/SC, instituição que cuida de pessoas idosas em necessidade há mais de 80 anos.

As nossas missões são o amparo e o cuidado da pessoa idosa, o que apresenta aspectos bem diferenciados. A característica principal das pessoas para as quais as famílias e o serviço social dos municípios procuram ajuda é o comprometimento neurológico, decorrente de alguma demência, o que demanda equipe de cuidado preparada e infraestrutura física adaptada.

O percentual de pessoas idosas cuidadas em Lares de Idosos é mínimo em proporção à população idosa do Brasil, não chegando a 2%, com pequenas variações geográficas.

Quando pensamos em envelhecimento, o foco precisa estar na pessoa idosa junto da sua família, trabalho que desenvolvemos no Recanto, auxiliando o cuidado da pessoa idosa na família e preparando as novas gerações para o envelhecimento. É necessário falar sobre o envelhecimento em casa, na família, na Comunidade de fé e na sociedade, vencendo preconceitos.

O envelhecimento é parte das nossas vidas e não algo no final da nossa trajetória. Trata-se de um processo em que vivemos envelhecendo e, envelhecendo, vivemos. A percepção do envelhecimento como um processo nos convida à atitude de preparação para o envelhecimento em todas as fases da vida.

A Ciência e a Medicina têm feito avanços significativos nos últimos anos para a prorrogação e a qualidade da vida do ser humano, porém isso não tem sido suficiente. Há muito sofrimento por parte das pessoas no envelhecimento e também das suas famílias.

Conseguirmos fortalecer, animar a longevidade dos anos que o Senhor tem nos presenteado viver, mas, para isso, não há receita. Temos um caminho a seguir. Esse caminho é de superação dos preconceitos sociais, culturais e religiosos. É um caminho de garantia por parte do Estado da assistência preconizada na Legislação Brasileira. Trata-se de um caminho de mudar a ideologia econômica que incute o sentimento de inutilidade quando precisamos de ajuda, principalmente na velhice. É um caminho de vivermos a imagem de Deus em nós na complementariedade, como o apóstolo Paulo preconizou (Rm 12), aceitando sermos ajudados, como uma bênção de Deus às nossas vidas.

A vida não deixa de ser uma caminhada bastante semelhante à caminhada dos discípulos de Jesus a Emaús (Lc 24). Aos que, na caminhada, arde o coração, têm os seus olhos abertos e reconhecem o ressuscitado, a novidade de vida que lhes está sendo apresentada. 

P. João Bartsch | Secretário Executivo do Lar Recanto do Sossego, em Braço do Trombudo/SC

 

PRONUNCIAMENTO

Acolhimento e inclusão

Entendemos que a vida é um processo dinâmico e envelhecer faz parte desse processo. Vivemos envelhecendo. Envelhecendo, vivemos. A partir da fé, olhamos o tempo de envelhecimento como uma dádiva de Deus e também como oportunidade de participação na Missão de Deus.

A IECLB acredita que as pessoas idosas, a partir da confiança em Deus, podem experimentar uma solidariedade intergeracional e, com base em sua experiência, testemunhar o amor de Deus em seu novo momento de vida.

É por isso que a Igreja quer ampliar o seu olhar e a sua atuação junto às pessoas idosas, visando a ser uma igreja cada vez mais acolhedora, inclusiva e missionária.

Manifesto Cuidado com a Pessoa Idosa (2016)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br