Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 819

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 23:26

Educação Cristã Contínua

Batismo e Espírito Santo: um só Senhor, uma só fé

Na IECLB, temos a prática de batizar crianças. O Guia Nossa Fé-Nossa Vida esclarece que ‘batizamos as crianças porque a graça de Deus vem ao nosso encontro sem que a tenhamos merecido, solicitado ou entendido. Essa graça quer ser abraçada na fé, tanto por parte dos pais e padrinhos quanto, posteriormente, pela criança. A fé, contudo, é despertada e mantida, até o fim bem-aventurado, pelo Espírito Santo. Neste mesmo sentido, após o devido preparo, também batizamos pessoas adultas, que professam sua fé nesta ocasião’.

O Batismo cristão sempre acontece em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. O Batismo é um só e acontece uma vez só na vida. Portanto, ele não pode ser repetido. A IECLB reconhece o Batismo de outras Igrejas sempre que tiver sido ministrado com água e em nome de um só Senhor, uma só fé, um só Batismo. Batismo é ação de Deus, por isso a prática do rebatismo não é aceitável para a Igreja, pois põe em dúvida a ação de Deus e ‘banaliza’ a graça batismal já recebida.

Algumas pessoas e Igrejas defendem que somente quem tem o ‘Batismo do Espírito Santo’ é verdadeiramente cristão e cristã. Por conseguinte, consideram o Batismo com água insuficiente, precisando de complementação. Quanto a esta questão, a Igreja luterana entende que não existe separação entre o Batismo com água e o Batismo do Espírito Santo.

O Espírito Santo atua e é concedido no Batismo por meio da imposição das mãos. No Catecismo Menor, Lutero ensina que a água, unida à Palavra de Deus, é Batismo, isto é, ‘água da vida, cheia de graça, um banho de novo nascimento no Espírito Santo’. Assim, todas as pessoas batizadas recebem o Espírito Santo e ele age nelas pela pregação da Palavra de Deus e pela administração dos Sacramentos (Posicionamento da IECLB - Valorizando o Batismo, 1997).

Ainda conforme o Catecismo Menor, o Batismo ‘realiza o perdão dos pecados, livra da morte e do diabo e dá a salvação eterna a todas as pessoas que creem no que dizem as palavras e promessas de Deus’. No Evangelho de Marcos, lemos que quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado (16.16).

É por meio da fé que as pessoas batizadas recebem o que Deus lhes oferece em Cristo e no Batismo. A oferta de Deus é graça por meio da fé. Graça da parte de Deus e fé da parte das pessoas batizadas. Ser salvo e salva é participar da morte e ressurreição de Jesus Cristo, renascendo continuamente para uma nova vida sob a condução do Espírito Santo.

Pa. Marli Seibert Hellwig | Ministra na Paroquia Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul/SC

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br