Corpo IECLB
A Gestão Administrativa na IECLB, nos distintos níveis (local, sinodal e nacional), na maior parte, é realizada de forma voluntária por membros que têm participação ativa na vida da Igreja. Exemplo disso são as lideranças escolhidas para ocupar funções de decisão e de representação, no âmbito comunitário, paroquial, sinodal ou nacional. Tais funções são exercidas por um determinado período de tempo (mandatos eletivos).
Para o melhor desempenho no cumprimento dessas funções, é importante que estas lideranças estejam devidamente capacitadas e conheçam as normas vigentes no país e na IECLB. O modelo organizacional da IECLB, que é democrático, demanda e possibilita a ampla participação de lideranças, mas também pressupõe a sua capacitação.
A prática de uma Gestão Administrativa articulada entre os distintos níveis da Igreja (local, sinodal e nacional), portanto, depende e pressupõe a permanente qualifi cação das suas lideranças, inclusive de futuras lideranças.
Gestão de Recursos Humanos
A prática da Gestão Administrativa articulada entre os distintos níveis da Igreja pressupõe também a crescente qualificação de profissionais contratados, como, por exemplo, Assistentes Administrativas que atuam em âmbito comunitário, sinodal ou nacional.
Tais profissionais têm relevante função na vida da Igreja, pois implementam as decisões tomadas nas instâncias, prestam serviços e atendem os membros e demais públicos de interesse da Igreja. Portanto, é fundamental que estas pessoas sejam reconhecidas e capacitadas. Para um bom e efetivo acompanhamento e valorização dos profissionais administrativos, é importante se desenvolver e aprimorar a Gestão de Recursos Humanos.
Extrato de texto reduzido e adaptado do Módulo 5 do Curso de Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável - CQFLCS, realizado pela IECLB em parceria com o Instituto Sustentabilidade - InS).
Secretaria Geral da IECLB