Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 813

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 11:58

Plano de Ação Missionária da IECLB

Agora são outros 500

O testemunho do amor de Deus exige a conversão: dos hábitos individualistas, das construções socioculturais injustas, das posturas que vivem como se tudo fosse descartável. Para oferecer esse testemunho, são necessárias algumas mudanças nas Comunidades.

- Esperamos que filhos e filhas assumam a vida comunitária. Isso significa que precisamos desafi ar filhos e filhas a abraçar a fé a qual foram entregues no Batismo e nos organizar como Comunidades que olham para além dos membros, centrando o Planejamento das tarefas nas necessidades das pessoas que estão à volta. Isso leva à pergunta: Para quem e para que somos Comunidade de testemunhas?

- Centramos a ação ministerial e a vida comunitária no atendimento das pessoas membros. Esperamos que as pessoas participem das nossas atividades, mas quem não sai em busca das mesmas, as perderá para quem as procura. É necessário que as pessoas se sintam valorizadas, por isso precisamos convidar com a afetividade que acolhe sem preferências. Aqui perguntamos: A quem estamos convidando e qual é o espírito desse convite?

- Em geral, as pessoas participam das atividades de forma descompromissada. Assistir a uma atividade não conduz, necessariamente, ao compromisso e muito menos à pertença ou ao vínculo. É necessário repensar os processos de integração das pessoas na vida da Comunidade. Aqui perguntamos: O que fazemos para que as pessoas possam criar vínculos de pertença à Comunidade?

- A complexidade dos desafios torna difícil que uma pessoa ou um pequeno grupo da Comunidade articule uma resposta. A tarefa exige levar a sério o Sacerdócio de todas as Pessoas que Creem, de forma que o exercício dos dons das pessoas membros da Comunidade venha a acontecer. Precisamos despertar lideranças, Ministros e Ministras com visão, pessoas formadoras e facilitadoras de processos, que organizem o trabalho da Comunidade em equipes, de forma participativa.

Que Deus nos inspire para novos caminhos e encha de coragem para fazer as mudanças que precisamos. Amém.

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br