Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 10:05

Sínodos

Reavaliar atitudes à luz da Palavra de Deus Responsabilidade e comprometimento!

Um dos motivos que o Sínodo Sul-RioGrandense tem para jubilar foi a visibilidade da Igreja na comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana. Realmente, 2017 foi um ano especial para nós como Igreja, como Sí- nodo, para as Paróquias e as Comunidades.

Nos encontros sinodais, as pessoas foram desafiadas a refletir e a colocar em uma gravura, em forma de maçã, a sua tese para um mundo melhor. Muitas foram as teses, que culminaram na colocação das árvores que ornamentaram o 10º Dia da Igreja do Sínodo, em 1º de outubro, em Pelotas/RS.

No dia do encontro, as crianças ainda tiveram um espaço, em separado, onde também puderam expor a sua tese para um mundo melhor. Ao final do encontro, cada pessoa foi convidada a colher uma maçã/ tese para levar para casa e tentar colocar em prática o que nela estava escrito.

Na Pregação, conduzida pelo Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, houve destaque para os 500 anos da Reforma, a sua relevância para a sociedade e a fé como elemento primordial para determinar a postura e a ação de cada pessoa. A Reforma desafia a caminhar na contramão do que é visto na sociedade e motiva para uma nova esperança, no sentido de redescobrir o Deus que tocou Lutero e continua tocando e impulsionando pessoas no presente.

Como ação do 10º Dia da Igreja, a Comissão organizadora, com o Setor da OASE, desafiaram Paróquias e Comunidades à arrecadação de produtos de limpeza e higiene pessoal. Os produtos coletados foram enviados à Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari/RS. A participação e o envolvimento foram motivo de alegria e gratidão.

Ainda no mês de outubro do ano passado, muitas foram as atividades, como encontros, palestras, audiências públicas, espaços especiais nos meios de comunicação seculares, o que fez revigorar a autoestima dos nossos membros.

Jubilamos quando nos deparamos com Ministros, Ministras e lideranças motivadas e que, com amor, sentem o chamado de Deus e se colocam à disposição para servir. Jubilamos com a participação de pessoas nos encontros dos diferentes Setores do Sínodo. Entendemos que os Setores, como, por exemplo, Jovens, Culto Infantil, Saúde e Alimentação, Corais, OASE e Terceira Idade, são espaços que reúnem pessoas com certas afinidades e que, assim, fortalecem a sua caminhada como Igreja. Jubilamos com a criação da Paróquia Caminho de Cristo, por perceber a empolgação e o entendimento das lideranças no ser Igreja.

Por outro lado, falhamos quando não assumimos com responsabilidade e dedicação o chamado de Deus para agir de forma ética e transparente. Nem sempre nos damos conta dos desafios que temos pela frente ou, por vezes, nos deixamos seduzir por caminhos que geram lucros e que não respeitam a diversidade da Criação de Deus. Temos enormes desafios como Igreja quando refletimos sobre o uso indevido que fazemos dos agrotóxicos, quando nos omitimos em defender propostas de vida digna e quando apoiamos ou votamos em pessoas que não estão preocupadas com o bem-estar de uma nação.

A cada novo dia, precisamos reavaliar as nossas atitudes à luz da Palavra de Deus e agir com responsabilidade e comprometimento com a proposta do Reino de Deus. Ser uma pessoa cristã nem sempre é algo tão simples. Daí a importância de participar em atividades de formação e que despertam os dons dados por Deus.

Falhamos quando não conseguimos motivar e desafiar pessoas para assumir cargos de lideranças ou mesmo quando não conseguimos organizar encontros que possam contribuir na formação e no entendimento do que é ser Presbítero e Presbítera da Igreja.

Queremos ser uma Igreja acolhedora, uma Igreja que olha para as necessidades do povo. Queremos ser uma Igreja transparente, com os pés firmes no Evangelho. Queremos ter presentes os desafios, sabendo que Deus nos chama e capacita na Missão. Percebemos que, em algumas localidades, ainda precisamos ultrapassar a fronteira étnica e deixar de ser a ‘Igreja dos Alemães’. Precisamos incorporar cada vez mais a ordem de Jesus quando ele afirma: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15).

Queremos ser uma Igreja em que as pessoas tenham clareza do que é ser luterano e luterana na sociedade atual e que a contribuição financeira não seja apenas uma exigência da Comunidade, mas uma contribuição de gratidão pelas dádivas recebidas de Deus e por pertencer à Igreja e pela a importância da mesma na caminhada diária. 

Pa. Roili Borchardt | Pastora Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br