70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – defendendo a dignidade das pessoas

A Federação Luterana Mundial reafirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marco e salvaguarda da preservação da dignidade humana.

09/12/2018

Por ocasião do 70º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a Federação Luterana Mundial (FLM) afirma ser esta Carta uma conquista importante da humanidade. A Declaração é a base universalmente válida para o respeito e a proteção da dignidade humana e que obriga os Estados protegerem os direitos de todos os seus cidadãos e cidadãs.

A FLM crê que todo ser humano é criado à imagem de Deus (Gênesis 1:27). E é desse ponto de partida fundamental da fé que emerge a convicção de que cada pessoa tem sua dignidade dada por Deus.

Para a FLM, o catálogo dos direitos humanos contido na Declaração Universal dos Direitos Humanos é a expressão pública dessa convicção fundamental. É a referência universal e o ponto de partida para responder aos ataques contra a dignidade humana. A Declaração Universal dos Direitos Humanos fornece a plataforma e a estrutura através da qual nossas igrejas membros e a comunidade global, juntamente com outros atores seculares ou baseados na fé, se comprometem com a causa comum de proteger e defender a dignidade de cada ser humano.

A promoção e proteção dos direitos humanos tem sido uma parte importante do trabalho da FLM desde a sua fundação em 1947. O foco nos Direitos Humanos tornou-se parte integrante do testemunho da FLM, especialmente no seu compromisso de proteger os direitos das pessoas mais vulneráveis, marginalizadas e discriminadas.

No nosso tempo, a FLM está profundamente preocupada com as crescentes tendências para deslegitimar, negar ou minar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Como consequência pessoas são marginalizadas, oprimidas, perseguidas e até assassinadas por serem minorias e são discriminadas por causa de seu gênero, etnia, condição social, econômica ou política.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos define os direitos humanos como o ideal comum a ser alcançado por todos os povos e nações. Neste contexto e por ocasião do 70º aniversário da Declaração, a FLM convida a comunidade internacional a:

• respeitar e proteger os direitos humanos e não esquecer da sua importância para garantir a liberdade, a justiça e a paz no mundo.
• reafirmar seu compromisso com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
• garantir a aplicação prática dos direitos humanos em nível local e global e responsabilizar qualquer pessoa que viole os direitos humanos.
• promover e proteger o trabalho de todos aqueles que atuam pelos direitos humanos.

 A FLM conclama suas igrejas membros a:

• tomar consciência da importância da Declaração Universal dos Direitos entre seus membros.
• promover a promoção e a proteção dos direitos humanos em seus contextos locais.
• trabalhar com parceiros ecumênicos e inter-religiosos e outros atores da sociedade civil para promover e proteger os direitos humanos.

Que o direito flua como a água e a justiça como um riacho sem fim. (Amós 5:24) 

Arcebispo Panti Filibus Musa - Presidente

P. Dr. Martin Junge - Secretário Geral

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br