Casa Matriz de Diaconisas


Rua Wilhelm Rotermund , 395 - Morro do Espelho
CEP 93030-135 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3037-0037
direcao@diaconisas.com.br
ID: 2319

75 anos da Casa Matriz de Diaconisas

12/03/2014

Um Jardim de Infância ao lado da Igreja do Relógio

O Brasil precisa de diaconisas!

Essa foi a convicção de um pastor alemão que veio visitar o Pastor Dr. Rotermund, em São Leopoldo, no ano de 1910. Eles conversaram sobre a falta de profissionais na área da saúde e da educação infantil, que poderia ser suprida ou pelo menos amenizada com o trabalho qualificado de religiosas luteranas, as diaconisas.

O pastor alemão viera preparado para comprar uma área de 9 hectares de terra para a construção de um hospital e uma casa de formação de diaconisas. Essa área ficava onde mais tarde instalou-se a fábrica “Alumínio Meyer” e o Hospital Centenário.

O plano original não foi realizado, porque as sociedades alemãs em Porto Alegre decidiram construir o hospital Moinhos de Vento na capital do estado.
No entanto, em 1939, a Sociedade de Tiro e Caça de São Leopoldo, desativada, foi reformada para servir de primeira Casa Matriz de Diaconisas.

Nesse ano iniciou a II Guerra Mundial. Por isso a época não foi boa para o crescimento de uma Irmandade. Mas Deus abençoou, e a obra se desenvolveu. Hoje, a sede da Casa Matriz acolhe um Centro de Retiros com hospedagem e um Lar de Idosos.

Deus também vocacionou jovens para o ministério do serviço. Elas serviram – e ainda estão servindo – em hospitais, ancionatos, escolas e comunidades. Irmãs diaconisas também já trabalharam em campos avançados da Amazônia e Moçambique.

Talvez poucos membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Leopoldo saibam que, ao lado da “igreja do relógio”, no lugar onde hoje está o Centro Comunitário, já funcionou uma vez um Jardim de Infância, dirigido por irmãs diaconisas. Entre 1954 e 1970, muitas crianças frequentaram o Jardim.

Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br