IECLB e Conselho Latino-Americano de Igrejas - CLAI


ID: 2705

Encerramento da VI Assembleia Geral do CLAI

25/05/2013

Mesa da Celebração
Junta Diretiva que deixa o mandato
Rosilea Wille Tesoureira do CLAI saliente e membro da IECLB (Centro)
Bispo Murray Investe Pastor Felipe Adolf como Presidente do CLAI
Bispo Murray investe Pastor Felipe
Diretoria do CLAI sendo investida pelo Bispo Julio Murray
Investidura da Junta Diretiva
Felipe Adolf investido no Cargo de Presidente do CLAI
Homenagem da Pastoral da Mulher do CLAI a Reverenda Dra. Ofélia Ortega
Benção sendo invocada sobre Junta Diretiva
Deus te abenço Deus te proteja Deus te de a PAZ Deus te de a PAZ
Orando com e pela Junta Diretiva
Katilene Willms Labes representante da IECLB na Junta Directiva do CLAI
Jovens encenando a dança Outro mundo é possivel
IECLB saudando e agradecendo Bispo Murray
Reverenda Dra Ofelia Ortega
Nilton Giese e Bispo Julio Murray_
Participantes da VI Assembleia na escadaria do Hotel Habana Libre
1 | 1
Ampliar


O último dia da VI Assembleia do CLAI foi muito intenso e emotivo. Inicialmente houve meditação com a celebração da Ceia do Senhor. Foi um momento que a família ecumênica latino-americana compartilhou o pão e o vinho, as alegrias, preocupações, angústias, esperanças. Tudo pode ser compartilhado e vivido no momento da Celebração da Santa Ceia. A reflexão Bíblica esteve ao encargo da Biblicista Nidia Fonseca (Universidade Bíblica Latino-americana da Costa Rica).

Após a Meditação, Celebração da Ceia e Estudo Bíblico, aconteceram as últimas eleições. Também foram apresentadas varias manifestações da Pastoral da Mulher, Justiça e Gênero, dos Organismos Fraternos e também foi aprovada a Carta Pastoral de La Habana, que foi lida no momento do Culto de encerramento da VI Assembleia Geral do CLAI. As 5 Regiões também afinaram os aportes para a continuidade dos trabalhos e pastorais regionais. A IECLB também manifestou seu compromisso com o Ecumenismo. O Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, Pastor Carlos Moeller, em nome da Presidência e de toda IECLB, deixou uma palavra de agradecimento à Diretoria do CLAI, ressaltou a boa condução da Assembleia e o desprendimento do Presidente do CLAI, Bispo Julio Murray, em trabalhar e estar sempre próximo das Igrejas. O Pastor ressaltou o entendimento Diretoria e Secretário Geral, Pastor Nilton Giese, e, em nome da IECLB, presenteou ao Bispo Murray, expressando o carinho, reconhecimento e amizade.

A última sessão aconteceu às 20h00min do sábado, 25 de maio de 2013. Neste momento aconteceu o Culto de Encerramento, coordenado pela Equipe de Liturgia e pregação a cargo da Reverenda Dra. Ofélia Ortega. Antes de iniciar a pregação, a Pastoral da Mulher, Justiça e Gênero, fez um significativo reconhecimento à Reverenda Dra. Ofélia. As mulheres do CLAI sentem-se representadas pela Reverenda Ofélia, e, ela representa também a todas as demais mulheres que, nas Igrejas e Organismos Ecumênicos, deixaram marcas no decorrer da história. As mulheres veem na Reverenda uma mulher que serve de referência para, cada dia mais, empoderar-se dentro do caminho ecumênico. Ela que é reconhecida, no mundo ecumênico pela sua luta em favor dos Direitos Humanos, ministra classes de Ética e Teologia e Gênero no Seminário Evangélico de Teologia de Matanzas/Cuba. A Reverenda Ofélia também é a Presidente do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) para América Latina. A pregação deu ênfase no amor, justiça e humildade. Ela firmou que o povo de Deus precisa Ir às raízes dos problemas sociais, a partir da própria raiz da nossa espiritualidade, é o fundamento último da espiritualidade para um outro mundo possível. Daí que precisamos de uma Igreja de misericórdia, de uma Igreja mais cristã e mais humana, uma Igreja samaritana, disse.

Após a pregação, o Secretário Geral do CLAI, Pastor Nilton Giese, leu a Carta Pastoral de Havana que alude a temas pontuais urgentes. O texto reporta-se à necessidade do desenvolvimento de Estados laicos na região, além do fortalecimento da liberdade de culto. Soma-se a isso a necessidade de orar pelo aprofundamento do processo democrático venezuelano e o apoio à autodeterminação do povo de Porto Rico. A Carta destaca, ainda, o bloqueio econômico imposto a Cuba e denuncia a tortura de prisioneiros encarcerados na Base Naval de Guantánamo, entre tantos outras situações que vivemos na América Latina e Caribe. ( Veja na íntegra: Carta Pastoral La Habana/Cuba)

O Bispo Murray, deu por Investida a nova Junta Diretiva do CLAI. Sobre o Presidente Eleito e Investido, Pastor Felipe Adolf, e sobre cada um/uma dos/das integrantes, foram colocadas uma estola, simbolizando o compromisso com a Palavra de Deus. O Bispo Murray, salientou que o Espírito Santo guie a nova Junta Diretiva, para que sempre deem testemunho da construção do Reino de Deus no meio de nós, estarei orando por cada pessoa, confiando que o Senhor os acompanhará.

Como momento final da celebração, o Bispo Julio Murray, invocou a bênção sobre a Junta Diretiva investida e sobre os/as participantes da VI Assembleia Geral do CLAI, dando por encerrada a mesma.

Cobertura completa da Assembleia do CLAI: IECLB e Conselho Latino-Americano de Igrejas - CLAI

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br