IECLB e Igreja da Suécia


ID: 2722

Intercâmbio jovem com a Igreja da Suécia - 2014

Receba jovens da Suécia em sua Paróquia

02/07/2014


 Intercâmbio jovem com a Igreja da Suécia - 2014
Receba jovens da Suécia em sua Paróquia

Vidas e comunhão!
É isto que quatro jovens intercambistas da Suécia querem experimentar na IECLB.

Este é o 7º ano que a IECLB participa do programa de intercâmbio com jovens, promovido pela Igreja da Suécia, e que envolve a juventude luterana das igrejas da Tanzânia, Costa Rica, Brasil, Filipinas e Suécia.

O objetivo do intercâmbio é que jovens possam participar da vida da comunidade, conhecer as atividades, participar dos grupos e cultos, relacionando-se com pessoas e partilhando a sua experiência de igreja. Além disso, ter a chance de conviver com a família anfitriã e conhecer a conjuntura da cidade e região onde estarão.

O intercâmbio é um espaço de formação, aprendizado e envolvimento com outra cultura e outro país. Através de avaliações, percebe-se que o programa é uma experiência que contribui de forma significativa, enriquecendo a vida das comunidades e de jovens participantes, bem como de outras pessoas envolvidas.

O programa de intercâmbios com a Igreja da Suécia divide-se em duas partes:

• A primeira parte se deu de 09/03/2014 a 04/06/2014 quando quatro jovens da IECLB conviveram em comunidades e famílias na Suécia.

• A segunda parte se dá com a vinda de quatro jovens da Suécia para o Brasil, que permanecem aqui entre os meses de setembro a novembro de 2014.

Entramos em contato com vocês para motivá-los e motivá-las a receber uma ou duas pessoas jovens da Suécia este ano. Seria muito bom se duplas de jovens pudessem ficar mais próximas. Para 2014 virão ao Brasil três moças e um rapaz.

Comunidades Nome Data de nascimento
Luleå  Anna Lundgren 12/06/1992
Strängnäs Pim Karlström 03/01/1994 
Härnösand Erik Nordlund 23/03/1995
Stockholm Marie Henningsson  19/09/1987 


Abaixo, alguns requisitos para receber jovens intercambistas: 

1. Que um Ministro, uma Ministra ou uma liderança da paróquia/comunidade assuma a função de supervisor/a do programa em sua paróquia. A responsabilidade do/a supervisor /a é de incluir, orientar, supervisionar e acompanhar o/a jovem nas atividades da paróquia e até do sínodo, na medida do possível. É importante que esta pessoa tenha um domínio médio da língua inglesa, particularmente no período inicial do intercâmbio. Será solicitado ao/a supervisor/a, ao final do programa, um pequeno relatório para auxiliar na avaliação final e nas próximas edições do Intercâmbio.

2. Que haja uma família disposta a hospedar esse/a jovem por mais ou menos 36 dias. Para a primeira parte do programa, é interessante que algum membro da família fale inglês. De qualquer modo, esse critério não é um impedimento para receber jovens deste intercâmbio. Eles terão noções de português antes de vir ao Brasil.

3. Que a paróquia ou comunidade, em parceria com a família, assuma as despesas de hospedagem e alimentação do jovem durante o tempo de permanência dele/a. Os e as jovens recebem um dinheiro de bolso para pequenos gastos, mas as despesas com alimentação e hospedagem não estão inclusas neste valor. Caso haja alguma dificuldade nesse sentido, pedimos que entrem em contato conosco.

O programa no Brasil está assim distribuído:

08/09 a 11/09 – Chegada ao Brasil, seminário de acolhida dos e das jovens da Suécia. (São Leopoldo/RS).

11/09 a 15/10 – Envolvimento nas atividades de uma paróquia da IECLB e estadia na casa de uma família da respectiva paróquia (primeira experiência).

16/10 a 19/10 – Viagem do grupo de intercambistas para o Rio de Janeiro.

20/10 a 23/11 – Envolvimento nas atividades de uma paróquia da IECLB e estadia na casa de uma família da respectiva paróquia (segunda experiência).

23/11 a 27/11 – encontro de avaliação do intercâmbio – Intercambistas da Suécia, Secretaria da Ação Comunitária e intercambistas que foram para a Suécia em 2014.

27/11 – Retorno para a Suécia

Caso estejam interessados/as em receber jovens da Suécia, pedimos que enviem os formulários em anexo, devidamente preenchidos, para secretariageral@ieclb.org.br, até o dia 31 de julho de 2014.

Se permanecerem dúvidas, favor entrar em contato conosco por e-mail secretariageral@ieclb.org.br, ou pelo telefone (47) 3322 0501 ou (51) 3284 5400 – falar com a Diác. Simone E. Voigt

Será muito bom contar com a colaboração de vocês.

Agradecemos a atenção e apoio.

Fraternalmente,
Diác. Simone Engel Voigt                                  P. Dr. Mauro Batista de Souza
Coord. do Programa Voluntários de Missão       Secretário da Ação
 

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br