IECLB e Igreja Evangélica Luterana na Baviera - Alemanha



ID: 2712

Conferência da Comunhão das Igrejas Luteranas de Centro América (CILCA)- 2017

San José/Costa Rica

07/02/2017

Conferência de CILCA - 2017
Conferência de CILCA - 2017
Conferência de CILCA - 2017
Conferência de CILCA - 2017
1 | 1
Ampliar

CILCA é a Comunhão das Igrejas Luteranas de Centro América, composta pelas Igrejas Luteranas na Costa Rica, em Honduras, em El Salvador e Nicarágua. A Igreja Luterana da Guatemala participa da Comunhão como convidada. A IECLB faz parte do convênio de cooperação tripartite com a CILCA e a Igreja Evangélica Luterana na Baviera (ELKB).

A CILCA e as suas parceiras, ELKB e IECLB, realizam reuniões anuais. A última reunião ocorreu entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2017, em San José, na Costa Rica. Os pontos principais da agenda fora: (a) Compartilhar a situação de cada Igreja, (b) Trabalho diaconal nas Igrejas Luteranas da América Central, (c) Perspectivas da formação teológica na América Central, (d) Intercâmbio de Ministros e Ministras entre as Igrejas e (e) Planejamento da ação missionária das Igrejas. A IECLB esteve representada nessa reunião pelo seu Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich.

No passado não muito distante, Ministros e Ministras atuaram em Igrejas da CILCA. É o caso de El Salvador, Costa Rica e Honduras. Neste momento, uma das contribuições importante da IECLB para com a CILCA é a viabilização de projetos de estudo para a capacitação de lideranças dessas Igrejas, em nível de bacharelado e de pós-graduação, por meio da Faculdades EST. Exemplo recente é o de Honduras, cujo Pastor Presidente da Igreja Luterana desse país fez a sua graduação na Faculdades EST.

Outro projeto importante que tem contado com o apoio da IECLB em favor da CILCA é a confecção de um hinário para aquelas Igrejas. A constatação foi a de que os hinos cantados nas Comunidades iam se perdendo por falta de registro das partituras. Para resgatar essa história e deixá-la como legado às Comunidades atuais, a Mus. Dra. Soraya Eberle, Coordenadora de Música da IECLB, esteve algumas vezes na região da CILCA e, em apoio a uma Comissão local, coordenou o projeto que resultará no hinário dessas Igrejas.

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br