Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Selo em homenagem à Reforma protestante será lançado em Cuiabá/MT

13/04/2017

Cuiabá está entre as cinco cidades brasileiras com solenidade de lançamento do selo e carimbo comemorativo, alusivo aos 500 anos da Reforma Protestante. O selo homenageia o líder da reforma, Martinho Lutero.

Produzido em parceria com o serviço postal da Alemanha, o material será quase igual nos dois países. Além de Cuiabá o lançamento acontece em Brasília, Porto Alegre, Curitiba e na cidade de Marechal Cândido Rondon, também no Paraná.

O selo trará o retrato de Lutero com os dizeres “No princípio era a palavra” em português e alemão e na parte de baixo a inscrição “500 anos da reforma brasil 2017”. A imagem escolhida é a mesma para as duas edições. É obra do pintor alemão Ernst Wilhelm Hildebrand, que retrata Martinho Lutero diante do imperador na Dieta de Worms.

Ambos os carimbos estamparão a Rosa de Lutero, símbolo tradicional que era utilizado por Lutero para autenticar suas cartas e obras. A partir do lançamento oficial, ocorrido nesta quinta-feira (13), os produtos podem ser adquiridos na loja virtual dos Correios.

Esta é a segunda vez que os Correios prestam homenagem a Lutero. Em 1983, foi lançado um selo alusivo aos 500 anos de seu nascimento. Em Cuiabá a solenidade acontece a partir das 20h, no templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, na rua Antônio João, 840, no bairro Araés.

Reforma: Em 31 de outubro de 1517, o padre e professor de Teologia Martinho Lutero afixou 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg, Alemanha. Com esse gesto, Lutero quis envolver a população no debate sobre uma questão que ele considerava crucial a partir da sua fé, fundamentada no estudo acurado da Bíblia: perdão não pode ser objeto de venda. Perdão é presente de Deus ao coração arrependido.

As teses de Lutero se espalharam rapidamente. Apesar das dificuldades de comunicação na época, em poucas semanas suas teses eram conhecidas e discutidas. O movimento da Reforma se tornou popular. Nos seus desdobramentos, mudou o cenário religioso e político da Europa e, por consequência, do mundo. Surgiu o protestantismo.

Lutero quis nada menos que renovar a Igreja na qual atuava como sacerdote, propugnando por seu retorno às fontes das Escrituras. O núcleo de sua teologia consiste na doutrina de que somos pessoas justificadas pela graça de Deus, por meio da fé. Disso, segundo ele, tudo o mais depende. Portanto, a Reforma tem valor enquanto, ainda hoje, estiver a serviço da proclamação dessa boa nova.

A redescoberta de Lutero não apenas trouxe a liberdade cristã para as consciências atribuladas de quem temia o juízo de Deus. Indiretamente, a Reforma produziu profundas transformações culturais, sociais, políticas e eclesiásticas. A Reforma faz parte das assim chamadas “revoluções” do período moderno (1453-1789), ao lado da revolução comercial, evolução geográfica, revolução científica. A Reforma extrapolou totalmente a esfera religiosa e eclesiástica, afetando todas as instâncias da sociedade.

Fonte: Gazeta Digital
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br