Missão com Adolescentes


ID: 2804

Como foi Retiro de Adolescentes?

14/07/2018

“Somos Sal! Somos luz! Somos fermento! E eu com isso?”

Este foi o tema que norteou o Retiro de Adolescentes organizado pela nossa Paróquia. O retiro ocorreu nos dias 14 e 15 de julho em São Bento do Sul, nas dependências da Faculdade Luterana de Teologia (FLT), reunindo 40 adolescentes, envolvendo meninos e meninas do 2º ano, 1º ano do Ensino Confirmatório e jovens já confirmados. Também participaram alguns integrantes do grupo de Juventude da São Mateus (JESMA), que ficou responsável por conduzir os momentos de louvor, além da equipe coordenadora.

Após o deslocamento até São Bento, fomos acolhidos com um delicioso café da manhã preparado pela equipe do Ensino Confirmatório. Em seguida, o P. Alexandre Fernandes Francisco conduziu o primeiro tema do retiro: “Somos Sal! E eu com isso?” O texto que serviu de base para o estudo foi a palavra de Jesus dirigida aos seus ouvintes no sermão do monte, em Mateus 5.13 que diz: “Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada, É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.” O pastor lembrou do uso do sal em nosso dia a dia, como por exemplo na comida; o sal também tinha sua importância econômica, usado pelos romanos como forma de pagamento pelos serviços realizados. Após alguns outros comentários por parte dos adolescentes, a reflexão se aprofundou olhando para este imperativo de Jesus; “Vocês são sal para a humanidade...” O bom sal é aquele que dá sabor, que faz a diferença, que se envolve e se compromete. O sal que é colocado na comida realça o seu sabor. Desta forma, cada pessoa cristã é chamada por Deus em seu batismo, a dar bom sabor em nossa sociedade em contraste a outros temperos que estragam as relações sociais e comunitárias, deixando-as intragáveis. Ser sal é o convite que Jesus nos faz à ação, à vivência e testemunho concreto de nossa fé.

Ao final do tema, a turma foi liberada para convivência. Após o almoço, a equipe do Ensino Confirmatório, formada por pessoas voluntárias, organizaram uma tarde de brincadeiras, dinâmicas, descontração, estimulando a criação e o fortalecimento dos vínculos de amizade; a noite chegou e foi momento de se divertir na caça ao tesouro. Após os sustos e muita diversão, era chegada a hora de desacelerarmos e termos um momento ao redor da fogueira para refletirmos acerca do segundo tema: “Somos Luz! E eu com isso?”

O tema foi conduzido pelo Cand. P. Augusto Cesar Klug, onde ele usou como base o texto de Mateus 5. 14-16: “Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” Ao redor da fogueira, nos relembramos de onde provém a luz verdadeira. Ela provém de Cristo, o qual nos diz em João 8.12b: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.” O seguimento a Cristo Jesus é o que nos possibilita a darmos bom testemunho em nosso meio. Abastecendo-nos da fonte da verdadeira luz, somos encorajados e empoderados por Jesus a sermos luz no mundo. Não uma luz que fica embaixo da mesa, envergonhada, tímida, mas aquela que é colocada em local onde pode iluminar a todo o espaço da casa. Somos luz para irradiar o Evangelho da Graça que alcança a todos e todas, onde podemos viver o amor em sua forma prática, rompendo com o poder a escuridão, do ódio, do desrespeito. Somos luz, porque o Espírito Santo nos capacita com dons e nos chama para o serviço; ao final da reflexão, o grupo se uniu em oração e seguiu para os alojamentos.

Na manhã seguinte, após o café, o grupo iniciou o terceiro e último tema conduzido pelo Augusto: “Somos fermento! E eu com isso?”, inspirados pela palavra de Jesus em Mateus 13.33, que diz: “O reino do Céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa.” Nesta reflexão foi lembrado do uso negativo do fermento, o qual comparado com o pecado, estraga toda a massa. Mas, nesta passagem, Jesus faz o comparativo do fermento com o Reino de Deus, que cresce de maneira silenciosa, em calma. O invisível demonstra resultados visíveis: o fermento fica invisível na massa, mas todos podem ver o seu efeito. Da mesma forma, o reino de Deus, reconhecido no coração e vida dos cidadãos e cidadãs desse reino, ainda que pareça invisível no mundo de hoje, ele está presente, agindo ativamente, e, em resultados visíveis, podemos perceber seu poder e sua presença.

O fermento atinge cada parte da massa: enquanto a massa está descansando em seu processo de levedura, cada partícula dela está sendo atingida, a fim de que ela cresça. Nós, como seguidores e seguidoras de Cristo, devemos fazer com que o Reino do Céu atinja cada segmento das nossas vidas. Os cidadãos e as cidadãs do reino devem combater as condições de miséria no mundo, devem ficar atentos às necessidades dos pobres, prezar pela melhoria na educação, devem ser solidários às causas sociais legítimas, precisam defender a justiça frente às injustiças praticadas, devem exigir honestidade dos que foram eleitos para governar, precisam promover a moralidade e a decência, etc. Portanto, deve-se agir com integridade em todas as áreas, a fim de que os ensinamentos das Escrituras sejam relevantes em todos os lugares. A pessoa cristã deve fazer com que a obediência à Cristo reflita em todas as esferas da vida.

Por fim, o grupo se reuniu ao redor da mesa para partilhar mais uma deliciosa refeição. O nosso desejo que esse retiro, assim como outros que possam vir, sejam espaços de reflexão na Palavra de Deus e que ela faça sentido na vida de nossos adolescentes e jovens. Oramos para que Deus continue a animar, encorajar as pessoas que se dedicam para que eventos como esse possam continuar. E pedimos para que o Espírito Santo continue a nos despertar para atender esta incumbência dada por Jesus de sermos Sal, Luz e Fermento. Que sejamos a diferença que este mundo precisa para a honra e glória do Senhor, nosso Deus!


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br