Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE



ID: 2543

XXI Dia Sinodal da OASE reúne mais de 500 pessoas na Comunidade de Itati

10/05/2018

O Presidente da Comunidade de Itati, Sr. Valdir Witt Klein, saúda as pessoas presentes
A presidente da OASE Sinodal, Sra. Inah Maioli Rodrigues
O encontro, que reuniu 538 pessoas, aconteceu na cidade de Itati, no Vale do Três Forquilhas.
Belos hinos foram entoados na abertura do XXI Dia Sinodal da OASE
Belos hinos foram entoados na abertura do XXI Dia Sinodal da OASE
A Diretoria da OASE Sinodal
O pastor Leonídio Gaede traz um momento de meditação
Autoridades que compõem o conselho eclesiástico da região
O Pastor e Professor Julio Cezar Adam falou sobre o tema "Missão - a espiritualidade, o culto e o serviço cristão no mundo de hoje"
1 | 1
Ampliar

No dia 10 de maio de 2018, em que se celebrou a Ascensão do Senhor, ocorreu o XXI Dia Sinodal da OASE, organizado pela Associação dos Grupos de OASE do Sínodo Rio dos Sinos. O encontro, que reuniu 538 pessoas, aconteceu na cidade de Itati, no Vale do Três Forquilhas. Após o canto de hinos, o presidente da Comunidade de Itati, Sr. Valdir Witt Klein deu as boas-vindas às pessoas presentes. A presidente da OASE do Sínodo Rio dos Sinos, Sra. Inah Maioli Rodrigues, saudou a todos, agradecendo a disponibilidade e boa vontade da OASE Local e de toda a Comunidade. A Sra. Inah falou sobre a missão que Jesus Cristo nos deu: “ide e fazei discípulos”, e citou a passagem bíblica de Romanos 10. 15: “E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: ‘Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!’”. Em seguida, a Diretoria Sinodal da OASE saudou a todos e os novos orientadores teológicos, o Pastor Ricardo Assolari e o Pastor Charles Höpner foram apresentados. O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck saudou as pessoas presentes. Logo após, a presidente da OASE local, Sra. Senita Eberhardt Klein, também fez sua saudação.

O Pastor local, Leonídio Gaede, trouxe uma meditação que falava sobre a igreja e a torre. Ele colocou que a igreja pode estar bem cuidada, ter boas mensagens, hinos, e às vezes está cheia, às vezes está vazia. Já as torres, têm sons diferentes, às vezes estranhos, e podem desabar. O Pastor Leonídio colocou que temos a igreja dentro de nós, mas há algumas torres ao nosso redor: a torre da indiferença, dos problemas sociais, do desemprego... Ele citou a passagem de Gálatas: “levai as cargas uns dos outros”, lembrando que como igreja, temos a missão de propagar a solidariedade. Após realizar uma dinâmica em que mostrava como se deve ter cuidado ao falar, o Pastor Leonídio chamou ao altar as autoridades que formam o conselho eclesiástico da região. Dentre estas pessoas, estava o Pastor da IELB Norberto Hüller, o Padre Gelci Peroni, o prefeito de Três Forquilhas, Robson Bobsin Brehm, o vice-prefeito de Três Forquilhas, Ivair Konig, o prefeito de Itati, Flori Werb, a vice-prefeita de Itati, Jussara Maria Torres Bobsin Dirksen e o pastor da Assembleia de Deus, Luiz Carlos do Nascimento. Cada um fez uma saudação e todos salientaram a importância de haver este conselho eclesiástico na região. 

Em seguida, o Pastor Ricardo Assolari apresentou o palestrante do dia, o Pastor Dr. Julio Cezar Adam, que falou sobre o tema Missão – a espiritualidade, o culto e o serviço cristão no mundo de hoje. Ele falou sobre os sonhos que se tem para embelezar a vida da Igreja. Ele colocou que temos capacidade de sonhar, indagou quais são os sonhos que cada pessoa quer alcançar e questionou quais seriam os sonhos das crianças, dos adultos, dos idosos. O P. Julio afirmou que a missão da igreja é manter viva a realização do sonho de Deus, que é trazer seu reino para todas as pessoas. O reino de Deus, por sua vez, é o sonho da Missão e é o que nos ilumina e traz esperança. Ele colocou que todos temos o sonho de uma comunidade perfeita, mas a missão é muito mais do que isso. O P. Julio salientou que a igreja é a manifestação do reino, ainda não é o reino. A vida na igreja é uma preparação para o “grande banquete” com Jesus Cristo. Ele lembrou que a palavra de Deus alimenta a igreja, que alimenta as pessoas.

A partir de uma frase do Reformador Martim Lutero, que diz “em fé e amor consiste toda a essência de uma vida cristã”, P. Julio colocou que enquanto a fé acolhe, o amor dá de si; a fé leva as pessoas a Deus, o amor leva Deus às pessoas; a fé nos traz os benefícios de Deus, o amor nos move a levar estes benefícios às pessoas. Diante desta colocação, ele destacou que o culto é o centro, o coração de uma comunidade: assim como o coração bombeia o oxigênio para o corpo, o culto deve “bombear” a palavra de Deus para dentro de nós. Uma igreja não pode ficar sem culto, onde a palavra é essencial, onde há espiritualidade, que é a forma através da qual a fé se expressa. O P. Julio lembrou que a fé é dada por Deus a nós, e que a fé é o que nos move. Ele colocou também que para alimentar a espiritualidade, é fundamental ter contato com a Palavra de Deus através de cultos, oração, devocionários, música, diaconia, grupos de OASE, através do silêncio e do conhecer a si mesmo. Ele falou ainda que a espiritualidade funciona como um nó de relações: consigo mesmo, com os outros, com o ambiente e, acima de tudo, com Deus. O P. Julio encerrou sua palestra com uma palavra de reflexão de Cora Coralina. 

Após o almoço, houve criativa apresentação dos grupos de OASE do Sínodo. Em seguida, aconteceu a celebração do culto eucarístico. O Pastor Charles Hopner levou uma palavra de reflexão sobre a Ascensão de Jesus Cristo. A oferta arrecadada durante o culto foi destinada à OASE Nacional. Durante o dia, também foram arrecadados alimentos e um valor em dinheiro, que serão doados para o Núcleo de Assistência Social dos municípios do Vale do Três Forquilhas. A mensagem levada pelo Pastor Sinodal Edson Edilio Streck falou sobre pessoas que são avaliadas pelo que não são e pelo que não têm. Ainda assim, todas as pessoas têm o direito de sonhar e lutar por uma vida melhor. Em seguida, foi distribuída a Santa Ceia e feita a bênção final. Após entonarem o hino da OASE, o encontro encerrou às 16h30min.
 


Autor(a): OASE Sínodo Rio dos Sinos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres / Organismo: OASE - Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 15
ID: 47270
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br