Sínodo Rio dos Sinos



Rua Amadeo Rossi , 467-B
CEP 93030-220 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3589-3821 | (51) 3134-1180 | (51) 9913-39052
secretaria@sinodors.org.br
ID: 16

Sínodo Rio dos Sinos celebra Culto de Investidura de Pastor Sinodal e Vice-Pastor Sinodal

Culto aconteceu na Comunidade Evangélica Floresta Imperial, em Novo Hamburgo

08/12/2018

O Culto de Investidura aconteceu na Comunidade Floresta Imperial, em Novo Hamburgo
O Pastor Sinodal Edson Streck trouxe a palavra de saudação
Os Pastores Sinodal e Vice-Sinodal e os pastores assistentes, pastor Dietmar Teske e o pastor emérito Wilfrid Buchweitz
O ato de Investidura foi realizado pelo P. Mauro Batista de Souza, Pastor 2º Vice-Presidente eleito da IECLB na gestão 2019-2022
O Pastor Sinodal e o Pastor Vice-Sinodal receberam o Diploma de Investidura acompanhados de suas esposas
O Conselho Sinodal na Gestão 2019-2022 também foi instalado no culto do dia 08/12
Todos os ministros e as ministras presentes se dirigiram ao altar para o momento da oração e da bênção final
1 | 1
Ampliar

No último sábado, 08/12, na Comunidade Luterana Floresta Imperial em Novo Hamburgo, o Sínodo Rio dos Sinos realizou a celebração do culto de Investidura do Pastor Sinodal Carlos Eduardo Müller Bock e do Pastor Vice-Sinodal Cláudio Kupka.

O Ato de investidura foi celebrado pelo pastor Mauro Batista de Souza, que atua na Secretaria Geral da IECLB.

O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck trouxe a palavra de saudação a partir do lema bíblico do mês de dezembro, que em Mateus 2.10, diz: “Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes”. Ele desejou, a partir da mensagem dos versículos bíblicos, que as pessoas que estarão à disposição do Sínodo, sejam encorajadas como os reis magos, colocando seus dons bens a serviço de Deus na Igreja e no mundo como um todo.

A Pastora Resina Böhr, que atua na Comunidade Floresta Imperial, realizou a oração de confissão de pecados. O pastor Mauro, em seguida, saudou as pessoas presentes na Comunidade e convidou o Pastor Edson e o Pastor Carlos Eduardo Müller Bock a se dirigirem ao altar para encerrarem as atividades como Pastor Sinodal e Vice-Pastor Sinodal.

O pastor Mauro colocou que os dois pastores desempenharam suas funções com zelo, dedicação, integridade e amor, servindo às comunidades no âmbito do Sínodo Rio dos Sinos. Para encerrar o ciclo de Pastor Sinodal e Vice-Pastor Sinodal, ambos entregaram as cruzes que representavam seus cargos. Após a palavra de despedida do pastor Edson, o pastor Cláudio Kupka e o pastor Carlos Bock foram convidados a irem à frente acompanhados de seus assistentes.

O pastor Dietmar Teske foi escolhido pelo pastor Carlos para ser seu assistente. O pastor emérito Wilfrid Buchweitz foi o assistente do pastor Cláudio Kupka.

Cada ministro e ministra presente saudou a comunidade. Dentre as autoridades eclesiásticas, esteve presente a Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho Tânia Cristina Weimer.

Em seguida, o pastor Mauro leu a declaração em que consta que o pastor Carlos Eduardo Müller Bock e o pastor Cláudio Kupka foram eleitos, pelo período de quatro anos, de 2019 a 2022, Pastor Sinodal e Pastor Vice-Sinodal, respectivamente, na 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, que ocorreu no dia 18 de agosto deste ano.

O Pastor Sinodal Carlos Eduardo Müller Bock formou-se na Faculdades EST e atuou nos últimos 20 anos como Diretor-Geral da ABEFI - Associação Beneficente do Bairro Floresta Imperial. O Pastor Vice-Sinodal Cláudio Kupka formou-se na Faculdades EST e atualmente é pastor na Comunidade Matriz, em Porto Alegre.

Após descrever as funções e atribuições do Pastor Sinodal e do Pastor Vice-Sinodal, o pastor Mauro conduziu uma oração, pedindo para que Deus e o Espírito Santo conduzam os novos pastores investidos nas atividades que irão realizar. Foi então iniciado o ato de instalação. O pastor Carlos e o pastor Cláudio firmaram compromisso diante da comunidade, respondendo “Sim, com auxílio de Deus” quando perguntados se irão exercer os cargos a eles confiados. Após esta confirmação, os ministros e as ministras presentes se dirigiram ao altar e impuseram suas mãos sobre os pastores instalados, e com a comunidade, houve o momento de oração e bênção conjunta.

Os pastores assistentes realizaram seus votos para cada um dos pastores instalados em suas funções. Logo em seguida, houve a entrega do diploma de Investidura ao Pastor Sinodal Carlos Eduardo Müller Bock e ao Pastor Vice-Sinodal Cláudio Kupka. Neste momento, a esposa do pastor Carlos, Valéria, e a esposa do pastor Cláudio, Monica, dirigiram-se ao altar e cumprimentaram os pastores instalados pelo recebimento dos diplomas. Após a entrega do diploma, foi feita a proclamação oficial, declarando instalados os Pastores Sinodal e Vice-Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos.

Em seguida, o Presidente eleito do Conselho Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Sr. Marcos Sebastião Baum, trouxe uma palavra de saudação à comunidade.

O Pastor Sinodal conduziu o momento da prédica. Em sua pregação, o pastor Carlos Eduardo Müller Bock, enfatizou a importância do ‘viver em paz’ e ‘viver na Paz’, baseado o lema bíblico que acompanha o tema da IECLB para 2019: “Deixo com vocês a minha Paz, a minha paz lhes dou” (João 14.27).

Após a pregação, o pastor Cláudio Kupka destinou as ofertas às comunidades da nossa Igreja, para que possam acessar o Fundo de Bíblias da IECLB que, mediante critérios e parecer dos Sínodos, distribui Bíblias gratuitamente. A oferta também auxiliará na publicação de cadernos, livros e outros materiais da nossa Igreja.

Após ser recolhida a oferta, o Pastor Carlos convidou a Primeira Secretária da Diretoria do Conselho Sinodal, Sra. Maria Regina Lucini, a fazer a leitura dos nomes das pessoas eleitas para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Assembleia Sinodal, Delegados ao Concílio da Igreja, membros do Conselho Sinodal, integrantes da Diretoria do Conselho Sinodal, do Conselho Fiscal e da Comissão Doutrina e Ordem Sinodal. Todas as pessoas indicadas foram apresentadas e assumiram seus cargos frente ao Sínodo Rio dos Sinos.

A nova Diretoria do Conselho Sinodal está assim constituída:

Presidente: Marcos Sebastião Baum
Vice-Presidente: Karina Nunes
Tesoureiro: Paulo Roberto Nunes
Vice-Tesoureiro: Leandro Diesel
Primeira Secretária: Missª Lúcia Helena Klüg Roesel
Segunda Secretária: Miriam Buss La Piazza

Depois de cada membro do Conselho Sinodal ser devidamente instalado, a Comunidade, conduzida pelo Pastor Cláudio Kupka, fez a oração Geral da Igreja. Após a bênção e o envio, o Presidente da ABEFI, Sr. Vanderlei André Reinhart, convidou as pessoas presentes a se dirigirem ao ginásio para o jantar de confraternização.
 


Autor(a): Sínodo Rio dos Sinos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos
ID: 50546

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br