Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Seminário e Assembleia Sinodal da Associação dos Grupos da OASE no Sínodo Sudeste

13/06/2019

Assembleia OASE 1
Assembleia OASE 2
Assembleia OASE 3
Assembleia OASE 4
Assembleia OASE 5
Assembleia OASE 6
1 | 1
Ampliar

Entre os dias 10 e 12 de junho reuniram-se mulheres dos grupos de OASE do Sínodo Sudeste para realização da Assembleia Ordinária e também o Seminário de Formação.

A Assembleia Ordinária, conduzida pela Presidente da OASE Sinodal, sra Gudrun Braun, deliberou e encaminhou os relatórios da presidente e financeiro, bem como o orçamento 2020 da OASE Sinodal e o valor de contribuição para 2020. Compartilhou informações acerca da celebração dos 120 anos da OASE em Blumenau e dos preparativos para os 120 anos das celebrações da OASE em Rio Claro no mês de agosto.

O Seminário versou os temas da Escuta Ativa e da Empatia. A psicóloga Ana (Petrópolis) nos conduziu brilhantemente na temática. E o Pastor Sinodal Marcos falou do tema do ano da IECLB apontando para o papel dos grupos de OASE na promoção da paz. Construção da Paz também foi o tema do culto de encerramento.

Destaque-se a animação da noite cultural e a partilha das inúmeras iniciativas de testemunho evangélico rendido pelas mulheres em nossas comunidades. Ore você também pelo trabalho de todos os grupos.

MENSAGEM ÀS COMUNIDADES:
“Ao iniciar o Seminário e Assembleia da Associação Sinodal dos Grupos de OASE do Sínodo Sudeste, nos dias 11 e 12 de junho de 2019, no Centro Luterano de Araras, Petrópolis/RJ, lembramos de irmãs queridas que muito serviram ao Senhor e ao trabalho da OASE, em especial Adélia Lemke Graf, que em fevereiro deste ano nos deixou. Somos gratas por sua vida, por todo seu compromisso e amor dedicados a igreja. Ficam suas lições, seu testemunho e a saudade.
Há um ditado que diz: os olhos são a janela da alma. O que o nosso olhar transmite? Como é o nosso olhar para com as outras pessoas? Somos convidadas a olhar com empatia! Palavra que está na moda, mas que não deve ser mero modismo. Empatia pode ser aprendida e praticada, mas isto só será possível, em primeiro lugar, ao exercitarmos a escuta atenciosa, sem distrações e sem pressa.
Empatia está relacionada com colocar-se no lugar da outra pessoa. É sentir o que está sentindo, deixando-a estar no centro com seus sentimentos e impressões: “calçar os seus sapatos”. Nem sempre vamos ou precisamos concordar, mas a escuta empática deve vir sem julgamentos, rótulos ou “pré-conceitos”. Vendo na outra pessoa o que ela tem de potencial.
Tenhamos sensibilidade, respeitando e compreendendo a dor alheia. Nos pequenos gestos do dia a dia, seja no escutar, no falar ou no agir exercitamos o amor. Deus nos ama, Ele sempre nos vê, nos ouve e vem ao nosso encontro. Nosso modo de agir precisa refletir o de Cristo: cheio de amor, bondade, compreensão e compaixão.
A partir desta disposição para o amor, uma das tarefas é a construção da paz, baseada na justiça, no perdão e na verdade. Assim, somos desafiadas a cessar tensões desnecessárias, valorizar e falar o que se faz de bom em nossos grupos e reconhecer, como igreja, que temos a tarefa de construir sinais de paz onde estamos. Se a paz é um compromisso pessoal, a sua construção é coletiva.
Ao comemorar 120 anos de história, sonhamos com uma OASE que não se esqueça dos valores do passado, e que compreenda que para continuar viva e atuante, precisa dedicar tempo para planejar seu futuro agora! Um dia tivemos uma motivação para entrar na OASE, assim devemos incentivar as novas gerações para que elas preservem os valores cultivados por nós, e encontrem formas sempre renovadas de servir a Deus, à igreja e ao próximo. E que o trabalho da OASE com base no Salmo 100: “Servi ao Senhor com Alegria” continue tendo como lema: Comunhão – Testemunho – Serviço.
Representantes dos Grupos de OASE do Sínodo Sudeste

Centro Luterano de Araras – Petrópolis/RJ, 12 de junho de 2019.”
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br