IECLB e Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE



ID: 2708

Carta da Assembleia da Coordenaria Ecumênica de Serviços

12/06/2015

Acolhidas por uma mística profética, inspirada nos direitos e nos diálogos entre a mulher samaritana e Jesus, representações das igrejas associadas, organizações ecumênicas e movimentos sociais se reuniram em Salvador, nos dias 11 e 12 de junho, para a Assembleia da Coordenadoria Ecumênica de Serviço e comemoração de seus 42 anos. Compartilhamos com vocês as experiências e desafios vividos nestes dois dias.

Analisamos a conjuntura nacional a partir das provocações e inquietações trazidas pelo debate sobre a Reforma do Sistema Político, da atual composição conservadora do congresso nacional que tem disseminado e mobilizado ódio e intolerância contra a pluridiversidade da sociedade brasileira. A ofensiva da maioria do Congresso Nacional é uma ofensiva anti-direitos humanos e ambientais. Questionamo-nos sobre os desafios que necessitam ser incorporados em nossas organizações ecumênicas, igrejas e movimentos sociais: o fortalecimento dos argumentos e fundamentos teológicos para a formação política na base das igrejas; a articulação entre igrejas e movimentos sociais para a mobilização da reforma do sistema político; o resgate da memória das conquistas populares; retomada de atividades de análise de conjuntura; adesão a campanhas de promoção e defesa de direitos.

A Assembleia foi tocada e mobilizada pela presença de representações do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais, Rede Religiosa de Matriz Africana do subúrbio ferroviário de Salvador, Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão, Grupo Ágape - da juventude negra da periferia de Salvador, trazendo-nos impulsos de lutas urgentes como a demarcação de territórios pesqueiros e quilombolas. A juventude trouxe a insurgente e revolucionária Poesia cria asas, declamando denúncia, arte e utopias. Ao olhar a caminhada futura, no contexto de seus 42 anos, a CESE reafirma o seu fazer diaconal transformador junto às igrejas e movimentos sociais no Brasil.

Rogamos as bênçãos amorosas de Deus à nova diretoria e conselho fiscal, eleitos nesta assembleia. Que possamos continuar acessando os direitos derramados no poço do encontro entre a Samaritana e Jesus. Intercedemos pela ação das igrejas, reafirmando a importância e o reconhecimento da atuação da CESE no Brasil, conclamando-as para o fortalecimento da histórica relação de apoio e participação na atuação pública da CESE.

Salvador, 12 de Junho de 2015.
 


Âmbito: IECLB / Organismo: Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Ecumene
ID: 33746
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br