Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de abril de 2018

20/04/2018

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de abril de 2018

Pela primeira vez em mais de 70 anos*, a época cristã da Quaresma (Quarta-Feira de Cinzas) começou no Dia dos Namorados (conforme o calendário dos países do hemisfério norte) e terminou com o Dia da Páscoa em 1º de abril (Dia dos Bobos). E a última vez em que o Dia da Páscoa caiu no Dia dos Bobos foi em 1956. (*A Federação da DIAKONIA foi formada em 1947).

O Dia dos Bobos nos lembra da melhor brincadeira do Dia dos Bobos de todos os tempos. Todo o mundo achava que Cristo estava morto e liquidado, mas Cristo vive! Até mesmo seus mais próximos seguidores acharam difícil, inicialmente, acreditar que isso era possível. As autoridades pensavam que tinham derrotado Jesus depois de tê-lo crucificado como um criminoso comum. Elas pensavam que a morte triunfaria – mas então a pedra rolou, o túmulo estava vazio, Jesus estava vivo e o futuro estava bem aberto.

A “tolice da cruz” é central para a fé cristã, e a ressureição é a brincadeira definitiva do “Dia dos Bobos”. Deus “ri por último” ao derrotar a morte.

Porque tanto os judeus pedem sinais como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os seres humanos; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os seres humanos (1 Co 1.22-25).

Nós somos gente da Páscoa. Celebramos a vida ressurreta de Jesus. Ressurreição significa, literalmente, fazer algo ficar certo de novo. E nós somos agentes de ressurreição, temos uma parceria com Deus para trazer cura e integralidade e para “fazer algo ficar certo de novo”.
“Quando começamos a viver como gente da ressurreição, reconhecemos que participamos da ressurreição em cada momento em que levamos vida a outras pessoas, seja cuidando de nosso meio ambiente, trabalhando para reduzir a pobreza, servindo às pessoas que passam necessidade, aprendendo a entender outras culturas e pessoas ou vivendo de maneira mais simples e pacífica a fim de promover a justiça e a igualdade em nosso mundo.”**

Oramos por todas as pessoas que se esqueceram de ver
além desta vida temporária para a eternidade.

Oramos por todas as pessoas cuja vida está tão consumida pela morte
que a vida parece irreal e fora de alcance.

Oramos pelas pessoas que creem erroneamente que podem encontrar a vida
destruindo a vida de outras.

Oramos pelas pessoas que estão de luto pela vida de um ente querido
que agora terminou neste espaço e tempo.

Oramos por cada alma humana,
inclusive a nossa,
para que Teu Espírito de Vida irrompa em nossa experiência
e a transforme em algo de valor eterno.**

E oramos por nossos irmãos e nossas irmãs diaconais em todo o mundo...
(oferecem-se orações)

Oramos em nome do Cristo ressurreto. Amém.

(** John van de Laar, postada em seu site, Sacredise)

Diácona Sandy Boyce
Presidente da Diaconia Mundial
(Diakonia World Federation)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br