Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de abril de 2018

20/04/2018

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de abril de 2018

Pela primeira vez em mais de 70 anos*, a época cristã da Quaresma (Quarta-Feira de Cinzas) começou no Dia dos Namorados (conforme o calendário dos países do hemisfério norte) e terminou com o Dia da Páscoa em 1º de abril (Dia dos Bobos). E a última vez em que o Dia da Páscoa caiu no Dia dos Bobos foi em 1956. (*A Federação da DIAKONIA foi formada em 1947).

O Dia dos Bobos nos lembra da melhor brincadeira do Dia dos Bobos de todos os tempos. Todo o mundo achava que Cristo estava morto e liquidado, mas Cristo vive! Até mesmo seus mais próximos seguidores acharam difícil, inicialmente, acreditar que isso era possível. As autoridades pensavam que tinham derrotado Jesus depois de tê-lo crucificado como um criminoso comum. Elas pensavam que a morte triunfaria – mas então a pedra rolou, o túmulo estava vazio, Jesus estava vivo e o futuro estava bem aberto.

A “tolice da cruz” é central para a fé cristã, e a ressureição é a brincadeira definitiva do “Dia dos Bobos”. Deus “ri por último” ao derrotar a morte.

Porque tanto os judeus pedem sinais como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os seres humanos; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os seres humanos (1 Co 1.22-25).

Nós somos gente da Páscoa. Celebramos a vida ressurreta de Jesus. Ressurreição significa, literalmente, fazer algo ficar certo de novo. E nós somos agentes de ressurreição, temos uma parceria com Deus para trazer cura e integralidade e para “fazer algo ficar certo de novo”.
“Quando começamos a viver como gente da ressurreição, reconhecemos que participamos da ressurreição em cada momento em que levamos vida a outras pessoas, seja cuidando de nosso meio ambiente, trabalhando para reduzir a pobreza, servindo às pessoas que passam necessidade, aprendendo a entender outras culturas e pessoas ou vivendo de maneira mais simples e pacífica a fim de promover a justiça e a igualdade em nosso mundo.”**

Oramos por todas as pessoas que se esqueceram de ver
além desta vida temporária para a eternidade.

Oramos por todas as pessoas cuja vida está tão consumida pela morte
que a vida parece irreal e fora de alcance.

Oramos pelas pessoas que creem erroneamente que podem encontrar a vida
destruindo a vida de outras.

Oramos pelas pessoas que estão de luto pela vida de um ente querido
que agora terminou neste espaço e tempo.

Oramos por cada alma humana,
inclusive a nossa,
para que Teu Espírito de Vida irrompa em nossa experiência
e a transforme em algo de valor eterno.**

E oramos por nossos irmãos e nossas irmãs diaconais em todo o mundo...
(oferecem-se orações)

Oramos em nome do Cristo ressurreto. Amém.

(** John van de Laar, postada em seu site, Sacredise)

Diácona Sandy Boyce
Presidente da Diaconia Mundial
(Diakonia World Federation)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br