João 6.35,41-51 - 12º Domingo após Pentecostes - 12/08/2018

Caderno de Cultos 2018

12/08/2018

12/08/2018 - 12º Domingo após Pentecostes
Texto de prédica: João 6.35, 41-51
Demais leituras: 1 REIS 19. 4-8 e EFÉSIOS 4. 25-5.2
P. Osmar Diesel – Rondonópolis - MT
LITURGIA DE ABERTURA
(Sugiro que os hinos sejam escolhidos por quem vai preparar o culto, já que por causa da diversidade de hinos algum que seja escolhido pode não ser conhecido.)

ACOLHIDA
Bom dia a todos. Bom dia aos membros da comunidade e também aos visitantes. Você já pensou quantos grãos de trigo são necessários para fazer um pão? Eu não sei quantos, mas com certeza são muitos. Jesus é o pão da vida, não fazemos parte de seu corpo pela fé nele. Então lembre sempre: Um grão não faz um pão. Assim também um cristão não faz igreja. Igreja e corpo de Cristo somos todos nós unidos a Ele.

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – Título do Hino
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Jesus é o Pão da Vida dado pelo Pai e só podemos ter confiança que esse pão nos sustenta eternamente pelo Espírito Santo. Por Isso nos alegremos por estarmos na presença do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo. Em nome deste Deus nos reunimos. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário – Título do Hino
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, temos tantas ofertas que nos prometem vida e alegria. Seja no consumismo, seja em ideias religiosas, mas somente o Senhor Jesus pode saciar completamente nossa fome. Ajuda-nos a não irmos atrás de pensamentos que negam a ti. Também perdão Senhor porque não vemos que a fé em ti nos torna irmãos e irmãs, uma mesma família. E por isso é de tua vontade que nos amemos e sempre que um precisar o outro está ali para estender a mão. E também que pela prática do amor nós sejamos auxilio aqueles que não te conhecem a terem fome e sede de ti.
Assim pedimos perdão pelo nosso pecado e pedimos que o Espírito Santo nos permita crer em ti. Em nome de Jesus pedimos.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. Hebreus 8:12

KYRIE
Senhor muitas pessoas não querem deixar que o Senhor venha conduzir e dirigir suas vidas, com isso perdem a comunhão contigo e trazem tristeza para nosso mundo. Mas nós também muitas vezes acompanhamos o mal e deixamos que ele nos escravize. Assim permitimos que a injustiça, o ódio, o desejo de vingança, o desrespeito a natureza, tua criação, destrua nosso amor aos outros. Por isso clamamos Senhor.
Tem, Senhor, piedade (3x)
GLÓRIA IN EXCELSIS
Cremos que Deus chama para aceitarmos a Jesus e queremos louvar seu nome por ter nos chamado e por todos aqueles que aceitam esse chamado e assim fazem parte do Reino de Deus. Por isso cantamos exaltando seu Santo Nome:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Senhor de Ti vem toda bondade que se mostra na natureza, naquilo que temos para comer, no lugar que temos para morar, na saúde. Por tudo isso te damos graças. Deixa-nos reconhecer teu cuidado a amor. Deixa-nos reconhecer tua graça por meio de Jesus Cristo. Que teu Santo Espírito conceda a nós vontade de te servir e os dons necessários para isso. Por teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1 Reis 19. 4-8

Efésios 4.25-5.2

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Título do Hino

PREGAÇÃO
João 6. 35, 41-51
Graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir.

Que o Senhor abençoe nosso ouvir e nosso agir. Amém.
Por favor, pense e responda só para você mesmo quem afinal de contas é Jesus? A resposta parece ser simples, mas é de fato não é. Vamos começar tentando nos colocar no lugar dos galileus a quem Jesus se dirige. Eles viram José, Maria, Jesus e seus irmãos e irmãs crescerem lá. Jesus tinha três anos de idade quando vieram morar ali vindos do Egito. Menininho que brincou com as crianças de lá. Certamente aprendeu a profissão de José e o ajudava. Mas esse Jesus agora ficou arrogante de mais, no pensamento deles. Diz ser o pão da vida. Fala que quem nele crer tem o perdão dos pecados e a vida eterna. Diz ser o Filho de Deus. Para eles isso era demais. Se pensarmos bem ou Jesus é um baita mentiroso ou de fato só através dele podemos chegar a Deus.
Então conseguiu se colocar no lugar deles? Difícil, não é?
Hoje está mais fácil? Eu digo que não. Sempre, em todas as épocas, foi difícil para o ser humano. Jesus sempre foi admirado como um grande mestre e muito sábio, mas quando se trata de considerá-lo Deus Salvador a situação muda de figura.
Os Judeus de Jerusalém não conseguiam aceitar Jesus por causa de seu legalismo. Jesus foi contra ao legalismo que dá a impressão de obedecer a Deus, mas ao amor, que seria a função da lei, eles não obedeciam. Falhavam no amor a Deus e ao próximo. Davam o dízimo, mas roubavam os órfãos e viúvas. Já os Judeus da Galiléia não eram legalistas, mas seu interesse também estava voltado a si mesmos. Jesus alimenta a multidão, então é bom candidato para ser rei, não vai faltar pão. Assim pensavam eles. Mas quando Jesus exige deles um compromisso com ele e com seu ensino, bem, aí já era demais. Aí não basta multiplicar pão, tem que ter uma prova maior, fazer o pão cair do céu, assim como Moises fez.
É absurda toda essa limitação para crer em Jesus? Hoje é diferente? Hoje muitos acham que crer em Jesus é para os que não têm conhecimento, estudo. Alguns acham que por não crerem em Jesus são superiores a quem crê, se julgam inteligentes demais para crer em Jesus e entregar sua vida a ele.
Em algumas situações é fato que muita coisa chamada de fé não tem nada a ver com a fé em Jesus. Uma fé deturpada, ou é legalista, a pessoa vê erro em tudo e julga a todos. Ou talvez uma fé supersticiosa que precisa de muitos amuletos para sentir-se protegido.
Há outros que não querem largar seu padrão de vida, não querem mudanças, por isso receber Jesus é demais. Também há os que dizem ter vindo a Jesus, mas em sua vida não há sinais do amor a Deus ou ao próximo.
Felizmente há também o outro lado. Apesar das dificuldades, muitas pessoas, durante toda a história, creram e receberam Jesus. Sua vida mudou, passaram a compreender que precisam de Deus, de Jesus para que sua vida seja plena de sentido. Com Jesus aprenderam a amar a Deus, aprenderam a amar aos outros que estão ao seu redor. Saíram da escravidão do “eu”.
Jesus disse que a vinda a ele ocorre através de uma ação de Deus. Isso não tira nossa responsabilidade de dar uma resposta. Mas ir a Jesus é sinal de que atendeu o chamado do Pai.
E você? De que lado está? Do lado que sempre encontra razões para ficar longe de Jesus ou do lado que se rende a Ele para ter a verdadeira vida. A vida que o pão da padaria não pode dar. A vida complete e eterna que só Jesus pode dar.
Todas as nossas escolhas na vida produzem algo. Nossa escolhas ou produzem algo bom ou produzem algo ruim. Decidir por uma vida com Jesus só trará coisas boas.
A vida com Jesus nos leva a confiar em Deus, confiar que não estamos sozinhos neste mundo. Confiar que entregando nossos problemas nas mãos de Deus eles terão solução. Os problemas de saúde terão solução, os problemas financeiros terão solução. As dificuldades com nossas limitações e pecado terão solução.
A vida com Jesus nos faz ver onde podemos ajudar quem precisa, seja financeiramente, seja com um abraço, seja ouvindo, enfim nos faz ver onde podemos fazer que aconteça a vontade de Deus.
A vida com Jesus nos leva a um compromisso com aqueles que creem. A vida com Jesus nos faz amar esse mundo criado por Deus e querer o melhor para ele.
Que Deus te leve a Jesus. Amém.

A paz de Deus, que é maior do que todo o nosso entendimento, guardará os nossos corações e mentes em Cristo Jesus

HINO
Nº - Hinário – Título do Hino

CONFISSÃO DE FÉ
Ouvimos a Palavra do Senhor e queremos reafirmar nossa confiança em Jesus, o pão da vida, confessando nossa fé unidos a irmãos e irmãs do mundo afora.
Creio em Deus Pai, ...

Nº - Hinário – Título do Hino

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
Senhor louvamos o teu nome porque ao te receber como nosso Senhor nova vida nos foi dada para buscar que teu Reino se faça presente entre nós. Obrigado pelos dias maravilhosos que podemos viver entre irmãos e irmãs na fé. Obrigado pela nossa saúde, pelo trabalho. Obrigado que em meio as provações da vida o Senhor está junto a nós. Colocamos nosso país e nossos governantes em tuas mãos. Abençoa os bons e corretos e aos injustos dá que se arrependam e mudem de vida. Pedimos que olha pelos doentes e desempregados. Em tuas mãos entregamos essa semana e oramos como nos ensinas-te:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Números 6:24-26

ENVIO
Nessa semana, haverá muitas oportunidades de vivermos como corpo de Cristo. Vamos convidar outros a receberem o Pão da Vida, Jesus. Vamos e sirvamos com alegria. Bom dia a todos.

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Título do Hino


Autor(a): Pastor Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 12º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 35 / Versículo Final: 51
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 47798
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br