Josué 5.9-12 - 4º Domingo na Quaresma - 31/03/2019

Caderno de Cultos 2019

25/03/2019

31/03/2019 – 4º Domingo na Quaresma
Sl 32; 2Co 5.16-21; Lc 15.1-3,11b-32 Pregação: Js 5.9-12
Missª Tatiane F. Ertmann Stele – Nova Mutum/MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (ou boa noite) a todos. Sejam todos bem-vindos a este culto. Quero acolhe-los com a Palavra do nosso Deus, conforme o Salmo 119.81 que diz: “Minha alma aguarda a tua salvação; espero na tua palavra”. Estamos no 4º Domingo da Quaresma. Também chamado Domingo Laetare, que significa que é tempo de se alegrar, pelo que Deus fez em nosso favor, confiando na sua salvação. Neste tempo de quaresma, não nos tornemos indiferentes ao que Jesus fez em nosso favor. Que a Quaresma seja um tempo de arrependimento, de fortalecimento, de renovação, de salvação.
Agradecemos a todos e a todas que nos visitam. Sejam também muito bem-vindos/as. É uma alegria tê-los/as conosco. O nosso desejo é que vocês sintam, por meio da nossa comunidade, o amor do próprio Deus. E que desejem estar conosco muitas outras vezes.

CANTO DE ENTRADA
08 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Canção da Chegada

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Deus Triuno, que é Pai, Criador de tudo o que há, que é Filho, Jesus, o Salvador que vem a nós, que é Espírito Santo, nosso Ensinador e Inspirador.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
14 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Deus está presente!

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Misericordioso Deus, reconhecemos nossa culpa diante de Ti. Ao nos colocarmos em oração queremos te dizer que dependemos de Ti, e que nada somos sem tua presença nas nossas vidas. Reconhecemos que somente tu és Deus soberano, o único Senhor de nossas vidas. Constrangidos pela tua oferta de amor precisamos reconhecer nosso pecado, e pedir Deus de amor que Tu nos perdoe. Perdoe nossa indiferença, nosso egoísmo, nossa prepotência. Perdoa-nos quando não queremos silenciar e ouvir tua Palavra. Perdoa quando nosso coração se torna vazio e não consegue ir ao encontro do próximo. Perdoa nosso distanciamento. Perdoa as palavras mal ditas, as ações impensadas e pensadas que causaram sofrimento, os pensamentos que se desviram da tua vontade boa e perfeita. Ouve o Deus o nosso pedido, e perdoa-nos. Precisamos do teu abraço e da tua presença. Tu, nos conhece completamente, sabes nossos segredos, nossas dores, nossos pecados, cada detalhe de nós. Sabes todos os nossos pecados, mesmo aqueles que tentamos esconder no mais íntimo do nosso ser, Tu sabes tudo de nós. Diante desta nossa situação, aceitamos Deus tua exortação e correção e pedimos, ouve o Deus o clamor dos teus servos e servas, que com sinceridade se colocam diante de Ti e confessam seu pecado, age com misericórdia mais uma vez e perdoa-nos. Que daqui possamos sair alegres, e transformados para viver e testemunhar o teu amor. Pedimos pelo nome santo do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

 


Por tudo isso, Deus de amor e misericórdia, pedimos teu perdão, clamando que tua mão nos guie cantando o hino 627 do Livro de Canto da IECLB:
Ou: _______________________
ANÚNCIO DO PERDÃO
Assim como o salmista clama: “Cria em mim, ó Deus um coração puro” (Salmo 51.16), anuncio pelo poder da Palavra que todo aquele que também busca um coração puro diante de Deus, confessando o seu pecado, recebe de Deus perdão, e fica mais limpo que a alva neve (cf. Salmo 51.7). Que o perdão e a paz do triuno Deus, Pai, Filho e Espírito Santo se manifeste em cada coração. Amém.

KYRIE
Como filhos e filhas de Deus não queremos ser indiferentes aos sofrimentos deste mundo, por isso queremos clamar a Deus por piedade, cantando:

58 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Tem piedade, Senhor.
Ou: ________________________________
GLÓRIA IN EXCELSIS
Por tudo o que Deus já realizou em nós, por nós e através de nós, por tudo o que Ele ainda fará, cantemos alegremente, dando glórias a Deus:
73 – LIVRO DE CANTO DA IECLB –.
Ou: ____________________________
ORAÇÃO DO DIA
Bondoso e amado Deus, nós te agradecemos pela oportunidade que tu nos dás de sermos teus filhos e filhas, agradecemos pelo teu cuidado, pelo teu perdão. Pelas vezes que mesmo não percebendo, tu estás conosco e nos guarda dos perigos. Agradecemos que neste dia, pudemos abrir os nossos olhos, e recebemos de ti, mais um dia de vida. Obrigada Senhor pelas tuas bênçãos infinitas. Agradecemos Senhor, que também no sofrimento, tu estás conosco, nos consola e fortalece. Pedimos que tu abençoes também este momento de receber a Tua Palavra. Que sendo lançada, ela caia em nossos corações e encontre terra fértil, ou seja, que encontre corações receptivos ao teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 32
2ª Leitura Bíblica: 2Coríntios 5.16-21
3ª Leitura Bíblica: Lucas 15.1-3,11b-32

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO
Leitura: Josué 5.9-12
Queridos irmãos e queridas irmãs na fé!
O filho pródigo (esbanjador), após deixar a casa do Pai, foi para viver e curtir a vida. Não se deu conta de que estava se deixando levar por certos prazeres da vida que o iam colocar em apuros. Suas escolhas o colocaram numa situação lastimável. Perdido estava! Longe de casa, separado de seu Pai, humilhado, vivendo numa miséria tamanha, que nem comida tinha para se alimentar. Havia dissipado todos seus bens e agora enfrentava a desgraça. Reflete, e se dá conta que na casa do Pai havia fartura até para os empregados.

 

Arrependido volta com o intuito de ser tratado somente como um empregado de seu Pai, o que já era muita coisa comparada a sua situação de miséria. No entanto, quando voltou a casa do Pai, o Pai já o esperava, corre ao seu encontro, o abraça e o beija. O Pai se alegra com o retorno daquele filho perdido, não olha o que passou, simplesmente o recebe de braços abertos e lhe oferece o que Ele tinha de melhor – calçados, o anel da família, a comida mais saborosa - o melhor da terra. O Pai lhe deu um novilho cevado preparado com amor. Fez-lhe uma festa. Havia terminado o opróbrio, a desonra.
Assim também, o texto de Josué fala da chegada do povo a terra prometida onde Deus tirou definitivamente o opróbrio do Egito. Deus diz a Josué (9): “Hoje, removi de vós o opróbrio do Egito”. Após 40 anos de peregrinação, o deserto havia terminado. Finalmente chegaram à terra da promessa e (11) “Comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Páscoa; pães asmos e cereais tostados comeram nesse mesmo dia”. Cessou o maná e (12) “e comeram das novidades da terra de Canaã”.
A história do Filho Pródigo e a história do povo de Israel se entrelaçam, se entrelaçam com a nossa vida também. Nesse tempo de Quaresma, querem nos ajudar a refletir a nossa própria vida neste mundo. Assim como aconteceu ao povo de Israel, e ao filho pródigo, também todos nós seres humanos sofremos as consequências de nos deixar levar pelos desejos da carne, ofertas do mundo e do diabo. Sofremos a escravidão do pecado pelo fato de desconfiar de que o que Deus nos oferece é puro amor, amor pleno e genuíno. Sofremos por não ouvir sua voz de amor.
Mas, felizes somos nós, porque, em razão desse amor incondicional, Deus não desiste de nós. E esse amor se revela em Jesus Cristo, que se coloca ao lado do ser humano e no lugar do ser humano. Ele renova as esperanças em meio a escravidão! É a luz que brilha em meio a escuridão. Ele chama ao arrependimento, oferecendo perdão e salvação. E aquele que se deixa conduzir por essa luz em meio as trevas de sua vida, se põe a caminho. Jesus mesmo mostra o caminho de volta para a casa, porque Ele é o caminho. Nesta caminhada Ele anda conosco, não importa os desertos que tenhamos que enfrentar. Jesus é o Pão vivo que desceu do céu, que sustenta o caminhar do seu povo, assim como o maná sustentou o povo de Israel pelos 40 anos de caminhada no deserto. Deus não esquece seu povo.
E mais! O povo de Israel experimentou pisar na terra prometida e comer dos seus frutos. O filho que arrependido voltou para casa, pode novamente comer e experimentar do melhor que seu Pai tinha. É recebido como filho amado que estava perdido.
Talvez você também se sinta peregrinando pelo deserto da vida. Talvez você também não saiba onde saciar sua fome espiritual. Talvez também se dê conta que do jeito que está não dá mais para ficar. Jesus, o Pão da Vida quer te sustentar em tua caminhada. Saciar-te! Fortalecer-te! Acompanhar-te! Direcionar-te a casa do Pai, a terra prometida.
Não importa onde teu coração está/esteve. Não importa a distância que tenhas estado ou estejas do teu Deus. Importa se dar conta que é possível voltar. Jesus está de braços abertos para nos conduzir ao lar eterno. Só Ele pode nos sustentar nesta caminhada da fé e nos guiar à terra prometida, a Canaã eterna, onde mana leite e mel. Interessante observar que o texto de Josué enfatiza justamente isso. “No dia seguinte, após a Páscoa, comeram alimentos daquela terra” (v.11). Só há lar eterno para aquele que entende o sentido da Páscoa!
Neste tempo de quaresma, que o amor de Deus revelado em Jesus possa nos fazer refletir qual é a o verdadeiro caminho para a vida verdadeira, plena. Se de um lado, o salário do pecado é a morte (Rm 6.23), e por causa do pecado estávamos todos condenados, o resultado do amor de Deus é a salvação e a vida eterna, o novo céu, a nova terra. O Texto de Josué ao destacar que comeram dos frutos da terra após a Páscoa remete-nos a observar a importância de Cristo na nossa vida: Todo aquele que se deixa conduzir pela mensagem da cruz, permitindo que sua vida seja movida pela esperança da Páscoa, terá o privilégio de habitar no novo céu, o lar eterno. Através do crucificado, todos aquele que crer será resgatado, sustentado, e conduzido a vida eterna. Jesus é a porta da reconciliação de Deus com o ser humano.

 

Em Jesus não há mais nada a temer. Paulo, em 2 Coríntios 5.17 nos lembra: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Que possamos viver o novo que nos é oferecido de graça através do Salvador Jesus Cristo.
Que como o salmista, no Salmo 32, que convida o povo a correr aos braços desse Deus perdoador, que apaga todas as transgressões e chama o povo a se alegrar com o livramento que Deus concede, que também nós possamos correr aos braços do Pai, nos alegrando com o perdão, a salvação e vida eterna que emanam da cruz do Calvário direto para o coração do pecador. Amém.

HINO
425 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Ó fronte ensanguentada
Ou: ____________________________
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à Palavra, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
624 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Canta, minha alma.
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor Deus, nós te agradecemos por este culto e pela Palavra revelada a nós. Que de fato ao nos prepararmos novamente para celebrar a Páscoa, possamos vivenciar que através deste dia glorioso todos os pecadores podem ter esperança. Todo o terror do pecado e da morte foram vencidos por Jesus naquela cruz do Calvário, trazendo todo o esplendor dessa vitória ao ressurgir dentre os mortos no domingo da Páscoa. Que alegria! Com gratidão nos dobramos diante de Ti Senhor, e dizemos SIM, tu és o Salvador das nossas vidas. Pelo teu poder restaurador e transformador, deixamos para trás todas as coisas velhas que nos impediam de viver a vida verdadeira, e que de fato nas nossas vidas, por causa do teu santo nome Jesus, possamos viver as coisas novas. Guie a caminhada da nossa fé, firma os nossos passos pelo agir do teu Espírito Santo e que permaneçamos fiéis até o fim, e que por tua graça, possamos adentrar ao lar eterno. Deus de amor, também queremos lembrar com carinho de todos os aniversariantes, clamando o Deus que tua bondade se manifeste na vida de cada um deles e pedimos que os guarde em teu amor. Intercedemos pelos doentes, os enlutados, os que sofrem, se sentem preocupados, em situações difíceis. Tu és o Senhor de cada um/a deles/as! Tu podes curar, consolar, dar paz, fortalecer e animar a cada um e a cada uma. Os confiamos em tuas mãos Senhor bondoso, mãos seguras e poderosas! E que eles/as não esqueçam de cada um dos teus benefícios em seu favor, mas que os percebam para que teu nome seja exaltado. Que acima de tudo, nenhum destes queridos lembrados, e nenhum de nós aqui reunidos perca a esperança em Ti, mas que esteja aberto para que seu amor, Deus querido, seja experimentado e transmitido. Intercedemos ainda pelas autoridades do nosso país, estado e cidade. Que eles governem para o bem do teu povo. Cuida e orienta também a nossa IECLB em todo o âmbito nacional, também os trabalhos em nossa paróquia/comunidades.

 


Que todos trabalhem para honra e glória do teu nome. Que sempre possamos em unidade caminhar, visando o que de fato é essencial. Assim Deus Salvador, entregamos tudo nas tuas mãos, na certeza que tu ouves a nossa oração, e que irá respondê-la conforme a tua santa vontade. Assim oramos em nome de Jesus que nos ensinou a dizer:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê e acompanhe com a sua paz. Amém

ENVIO
Vamos todos na paz do nosso bondoso Deus, confiando em seu amor e na sua salvação que nos levam ao lar eterno. E que enquanto aqui estivermos pelo caminho, o sirvamos com alegria pelos seus grandes feitos em nosso favor. Amém. Abençoada semana.

CANTO FINAL
436 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Porque Ele vive
Ou: ___________________________________
 


Autor(a): Missionária Tatiane F. Ertmann Stele
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 4º Domingo na Quaresma
Testamento: Antigo / Livro: Josué / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50515
REDE DE RECURSOS
+
Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br