Sínodo Vale do Taquari



Avenida 1 Oeste , 41 Centro Administrativo
CEP 95890-000 - Teutônia /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3762-2988 | (51) 3762-2987
pastorsinodal@sinodotaquari.org.br
ID: 22

Mensagem da XXIV Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Taquari

04/11/2017

Mensagem da XXIV Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Taquari às Comunidades, Paróquias, Sínodos e Instituições da IECLB.

Os Delegados e as Delegadas das 59 Comunidades, os Conselheiros e as Conselheiras sinodais, Ministros, Ministras e convidados para a XXIV Assembleia Sinodal, realizada na Comunidade Sião de Linha Frank, da Paróquia Boa Nova, de Westfália/RS, alegres jubilam pelas comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana. Damos graças a Deus pelas bênçãos derramadas até aqui, pois “nele vivemos, nos movemos e existimos” (Atos17.28a). Olhamos para o futuro com esperança e confiança. O legado da Reforma nos desafia a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo em novos tempos: “Agora são outros 500”.

No culto, o P. Sinodal do Sínodo Norte Catarinense e 2° Vice-Presidente da IECLB, Pastor Inácio Lemke, fez uma pregação a partir de Mateus 23.1-12. Ressaltou que Jesus se comunicava com a multidão e os seus discípulos, não tanto pelo seu falar somente, mas pelas suas ações. A sua interação com o povo incomodava as autoridades religiosas e políticas do seu tempo. Jesus enfatizava o amor a Deus e o amor ao próximo no servir: “Entre vocês o mais importante é aquele que serve”. Somos justificados pela fé, mas também comprometidos com a vida.

O relatório do Pastor Sinodal, Pastor Gilciney Tetzner, destacou a riqueza e pluralidade das atividades desenvolvidas pelas Paróquia e pelos Setores de Trabalho. Os programas oferecidos pelo próprio Sínodo Vale do Taquari têm a finalidade de servir para o aprofundamento e aperfeiçoamento da missão nas Comunidades. Destacam-se, de maneira geral, a importância da convivência comunitária, o cuidado com o ser humano integral, desde o nascimento até a mais avançada idade, música e liturgia como formas de propagar a mensagem do Evangelho e as ações concretas de auxílio aos necessitados dentro e fora do âmbito da Igreja.

A apresentação da Pastora Franciele Vanessa Sander referente à pastoral do cuidado, ressaltou a importância da visita e do acompanhamento das pessoas doentes e familiares oriundas do interior do Estado, quando estão em tratamento em Porto Alegre. Inspirados pela palavra de Jesus em Mateus 25.36b que diz, “ Estive enfermo e me visitastes”, fomos motivados a aprofundar e estruturar ainda mais o acompanhamento aos necessitados no Vale do Taquari.

Foram aprovadas como metas para 2018 três pilares. 1º O fortalecimento a unidade, que inclui estudar o tema e o lema de 2018, realizar encontros e seminários a partir do Tema do Ano, fixar o cartaz de tema do ano em cada Comunidade, realizar a Campanha Vai e Vem. 2º Cuidar do bem da Igreja, que inclui acompanhamento a Ministros/as, acompanhamento às lideranças, acompanhamento aos setores de trabalho. 3º Evangelização e Comunhão, compondo-se por sediar o CONGRENAJE, realizar a Ação Sinodal, realizar os Dias Sinodais da Pessoa Idosa, da OASE e das Crianças.

“Observa o que Cristo fez por ti e por todos, de forma que aprendas o que deves fazer em favor dos outros.” Martim Lutero.
 


Autor(a): Sínodo Vale do Taquari
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 45046

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br